quarta-feira, 12 de outubro de 2011

5 heróis cubanos: Primeiras imagens de René Gonzalez em liberdade

Irmita, René e Cândido.
Via CubaDebate

O sítio Cubadebate disponibilizou vídeo que mostra o momento da libertação de René Gonzalez, o primeiro dos 5 heróis cubanos presos injustamente nos EUA. A liberação aconteceu na sexta-feira, dia 7, às 4:30 da manhã da prisão em Marianna, na Flórida. Estavam à espera de René Gonzalez suas filhas, seu pai e seu irmão Roberto Cândido.

“Estou pronto para continuar a luta até morrer”, foram suas primeiras palavras depois de abraçar e beijar suas filhas. Yvette Irmita, uma de suas filhas, filmou o momento de sua saída da prisão. O vídeo foi apresentado no programa Mesa Redonda, da televisão cubana.

“Meu amor, meu tesouro. Como está você? [...] Aqui está nossa filha mais velha me filmando”, disse ele ao telefone à esposa, Olga Salanueva, que não obteve autorização para viajar aos EUA para presenciar a libertação de René Gonzalez.

Ele afirmou que, na véspera de sua saída da prisão, foi colocado no “buraco” [cela de castigo] pelas autoridades da prisão: “Eu passei a noite no buraco, mas dormi muito bem. Pela manhã, pulei como uma mola da cama. Estava muito feliz “, disse ele.

No vídeo, René canta a música El mayor, de Sílvio Rodriguez, enquanto, ao lado de suas filhas e de seu irmão Roberto, vai de carro para a casa na Flórida em que terá de ficar por três anos para cumprir a liberdade condicional imposta pela juíza Joan Lenard.

“Estou me lembrando de Gerardo”, disse René ao ver as primeiras luzes da manhã, enquanto no rádio do carro toca a música El necio, também de Sílvio.

O antiterrorismo cubano se apresentou hoje [11/10], ao lado de seu advogado Philip Horowitz, às autoridades designadas para supervisionar seu caso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário