quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Fernando Morais participa do Flipipa (RN) com seu livro sobre os 5 heróis cubanos

Um dos mais importantes biógrafos brasileiros, Fernando Morais, mineiro de Mariana, participará, na sexta-feira, 18 de outubro, do Festival Literário da Pipa (Flipipa). Na oportunidade, apresentará seu mais recente livro Os últimos soldados da Guerra Fria.

Em sua nova obra, lançado pela Companhia das Letras, Fernando Morais retoma a reportagem literária em torno de Cuba e aborda a injustiça que é cometida contra os Cinco heróis cubanos, que é ignorado pela grande mídia.

A obra é fruto de uma pesquisa minuciosa sobre a Rede Vespa, uma agência secreta cubana que infiltrou agentes em organizações estadunidenses de extrema-direita, na década de 1990. O turismo era a indústria cubana que mais crescia e essas organizações recebiam dinheiro para promover ataques terroristas à Ilha (por exemplo, jogar pragas em lavouras cubanas, interferir nas transmissões da torre de controle do aeroporto de Havana, plantar bombas e disparar rajadas de metralhadora em locais cheio de turistas e cidadãos cubanos).

Para o escritor, o que surpreende é que seu livro conta novidades do passado, e isso significa muito quando se trata de Cuba. “Essa história, na verdade, é um furo jornalístico. O que revela que a postura da grande imprensa em relação à Ilha permanece inalterada mesmo após 52 anos de Revolução”, diz.

SERVIÇO
Festival Literário da Pipa (Flipipa)
Local: Rota Natal–Pipa, Tibau do Sul (RN)
Dia: Sexta-feira, 18 de novembro
Horário: 21 horas, Tenda dos Autores

Clique aqui para ver a programação completa

Nenhum comentário:

Postar um comentário