quinta-feira, 29 de março de 2012

UFRN firma convênios com universidades e instituições de Cuba


Retornando de Cuba, onde foi participar do 8º Congresso Internacional de Educação Superior – Universidade 2012, realizado em Havana, a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Ângela Paiva Cruz (foto) firmou dois convênios de cooperação, avançando em sua proposta de internacionalização da UFRN.

Os convênios, assinados com a Universidade de Havana (UH) e com o Instituto Superior Politécnico José Antonio Echeverria (Cujae), têm objetivos comuns no campo do ensino, da pesquisa e da extensão, visando à aproximação e ao incremento das relações entre as instituições parceiras.

Essa parceria permitirá, ainda, o desenvolvimento e a difusão da cultura e, em particular, o desenvolvimento do ensino superior e a investigação científica e tecnológica. Inclui, também, a possibilidade de mobilidade de professores e pesquisadores, o intercâmbio de informações, estudos e pesquisas.

A reitora Ângela Paiva destaca que a UFRN está investindo na cooperação Sul-Sul (países em desenvolvimento) e esse acordo com Cuba é bastante significativo, à medida que marca o interesse em estreitar as relações com os países da América Latina.

Durante sua permanência em Cuba, a reitora Ângela Paiva visitou a Universidade de Ciências Médicas Preclínicas Girón, em Havana, e a professora Márcia Gorette Lima da Silva, representando a Secretaria de Relações Internacionais, participou de reunião com os reitores brasileiros e o reitor da Universidade de Havana, Gustavo Cobreiro Suárez. A professora Gorette Lima participou, ainda, de outra reunião com o reitor da Escola Latino-americana de Medicina (Elam), Carrizo Estevez.

Foi iniciada uma negociação para a visita ao Instituto de Medicina Tropical Pedro Kouri, visando futuros acordos de cooperação com o Instituto de Medicina Tropical da UFRN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário