terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Abertas as inscrições para 1ª Semana Nossa América na UFPE

“Nossa América” na UFPE define programação e abre inscrições gratuitas.

A 1ª Semana Nossa América na Universidade Federal de Pernambuco, cujo tema será “José Martí y Nuestra América”, acontecerá de 17 a 20 de dezembro, em Recife, no campus da própria UFPE. A programação científica foi definida. A Conferência “José Martí e seu projeto de equilíbrio do mundo” será proferida por Vilma Mederos, do Centro de Estudos Martianos, de Havana (Cuba), logo após a abertura do evento, no dia 19 de dezembro. Está aberta a inscrição de participantes.

“A atual crise econômica mundial e a América Latina: causas, efeitos e soluções” será o tema da Mesa Redonda 1, no mesmo dia, com a participação de Vantuil Barroso (Cátedra José Martí / UFPE), Marcos Costa Lima (Alas – UFPE), David Cavalcante (Unicap) e Daniel Rodrigues (Centro de Educação da UFPE).

Encerrando a tarde, serão debatidos os impactos sociais e econômicos das novas tecnologias de informação e comunicação no contexto do subcontinente latino-americano. Os jornalistas Luis Costa Pinto (Ideias, Fatos e Texto) e Rafael Freire (Fenaj) terão a companhia dos professores Marco Mondaine (Departamento de Serviço Social e Pós Graduação em Comunicação da UFPE) e Gildemarques Costa e Silva (UFPE – Centro de Educação) na Mesa Redonda 2.

Na quinta-feira, dia 20, as questões da educação e da juventude estarão no centro do debate. A cubana Vilma Mederos vai dialogar com o professor André Ferreira (UFPE – Centro de Educação) e o doutorando Rodriggo Cavalcanti “Martí e a educação nas circunstâncias do mundo atual”.

A juventude latino-americana e os dilemas globais serão abordados por Edval Nunes Cajá (do Centro Cultural Manoel Lisboa) e Naara Melo (Universidade Federal de Campina Grande – PB). O debate vai contar ainda com um representante do Consulado da Venezuela em Recife.

Entre as mesas 3 e 4, será realizada uma plenária para aprovar o texto da Carta do Recife a ser apresentada na 3ª Conferência Internacional pelo Equilíbrio do Mundo, em Havana, entre os dias 28 e 30 de janeiro de 2013.

A 1ª Semana Nossa América em Recife contará com a apresentação de grupos de música da UFPE e de cultura popular do bairro da Várzea, em diversos momentos culturais.

Inscrições
As vagas são limitadas. Garanta sua inscrição, enviando seus dados para o endereço eletrônico latinoamericarecife@gmail.com. Coloque como título: Inscrição para 1ª Semana Nossa América na UFPE. Informe seu nome completo, número da carteira de identidade (RG) ou CPF e também seu número de telefone para contato. Aguarde a confirmação da sua inscrição. Enquanto isso, divulgue para seus amigos a programação da 1ª Semana Nossa América na UFPE.

Confira a programação completa e curta nossa página no Facebook.