sábado, 26 de janeiro de 2013

Cabo de fibra ótica submarino que une Cuba à Venezuela começou a funcionar

O dispositivo serve para acabar com as limitações nas comunicações da Ilha, devido ao bloqueio norte-americano.

Um cabo submarino de fibra ótica ligando Venezuela a Cuba, que terminou de ser instalado há quase dois anos, começou a ser usado de forma experimental para chamadas telefônicas e conexões de internet, informou na quinta-feira, dia 24, um comunicado da estatal de telecomunicações cubano (Etecsa).

“Desde o dia 10 de janeiro começaram a ser realizados os testes de qualidade de tráfego de internet sobre o sistema. Eles foram realizados utilizando tráfego real desde e para Cuba”, disse a empresa Etecsa em um comunicado, publicado no jornal Granma.

O cabo de 1.600 quilômetros de cumprimento, que custou cerca de US$70 milhões, deveria entrar em operação em meados de 2011 para acabar com as limitações nas comunicações da Ilha, devido ao bloqueio norte-americano.

O “cabo submarino de fibra ótica a Cuba com a Venezuela e Jamaica é operacional desde o mês de agosto de 2012, inicialmente com tráfego de voz correspondente à telefonia internacional” e desde 10 de janeiro, com conexões de internet, disse Etecsa.

Alerta
Contudo, a empresa alertou que, “quando o processo de testes for concluído, o começo da operação do cabo submarino não significará que automaticamente sejam multiplicadas as possibilidades de acesso à internet em Cuba”.

“Será necessário executar investimentos em infraestrutura interna de telecomunicações e aumentar os recursos em divisas, destinados a pagar o tráfego de internet com o propósito de obter o crescimento paulatino de um serviço que oferecemos hoje, em sua maior parte, gratuitamente e com objetivos sociais”, disse.

O governo cubano privilegia o uso da internet com fins sociais, por isso, atualmente, só há conexões em escolas, institutos científicos e centros de comunicação, mas em muito poucas casas.