O financiamento da obra é coberto
parcialmente por um crédito concedido pelo governo do Brasil e sua execução está
a cargo do consórcio Associação Econômica Internacional constituído pela empresa
construtora cubana Quality e a brasileira COI.
Yaima Puig Meneses*
“Esta é a obra mais complexa em andamento
em Cuba”, comentou o presidente Raul Castro ao ex-presidente Lula durante uma visita
realizada na manhã de quarta-feira, dia 30, por áreas das instalações portuárias
de Mariel, que se irão converter na principal porta de entrada e saída do comércio
exterior cubano.
Segundo explicou Osvaldo Bravo, diretor-geral
da empresa DIP-Mariel, este projeto é o início da Primeira Zona Especial de Desenvolvimento
do país – com cerca de 465 quilômetros quadrados –, e decorre da política traçada
pelo 6º Congresso do Partido Comunista de Cuba. A concretização desta obra permitirá
incrementar as exportações, a substituição efetiva de importações, o desenvolvimento
de projetos de alta tecnologia e outros, tudo contribuindo de maneira significativa
para a criação de novas fontes de emprego.
Comentou que o futuro terminal de
contêineres constitui o centro a partir do qual se desenvolverá a Zona Especial
de Desenvolvimento Mariel e se interconectará com diferentes áreas de desenvolvimento
e indústrias que forem erguidas na zona, tudo isto servido por uma infraestrutura
rodoviária e ferroviária e de comunicações.
Recordou ademais que a ampliação do
Canal do Panamá em 2015 implicará novo cenário para o comércio marítimo na região
do Caribe, em que se incrementará o uso de navios de grande calado, de forma que
poderão aceder ao porto de Mariel, melhorando consideravelmente os níveis operacionais.
Por outro lado, Mauro Huber, presidente
brasileiro da AEI Quality-COI, fez referência à execução do cronograma, ações de
dragagem, bem como o desenvolvimento da infraestrutura para o transporte, tanto
rodoviário quanto ferroviário, os dutos de água, de eletricidade, entre outros
aspectos.
Informou também que ainda em 2013
começara a funcionar uma parte das instalações, inclusive os primeiros 700 metros
de cais, ao mesmo tempo em que os trabalhos construtivos terão prosseguimento.
No final das explicações, Raul Castro
comentou com Lula sobre a importância estratégica deste porto não somente para Cuba
mas também para a região. Fez referência também ao desenvolvimento dos investimentos
no país e a outros dados da atualização do modelo econômico cubano.
Pouco antes de partir, Lula compartilhou
com a imprensa algumas de suas impressões sobre a visita considerando que a obra
avança de forma extraordinária. “Sonho com que esse porto possa contribuir enormemente
ao desenvolvimento de Cuba, sobretudo pela concretização de uma importante zona
industrial,”, manifestou.
* Texto enviado por Max Altman
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