sábado, 21 de fevereiro de 2015

Bloqueio dos EUA impede Cuba de receber 102 mil dólares por título no basebol


Foto: Ricardo López Hevia - Granma/Cubadebate
Segundo o jornalista Luis Augusto Símon, Cuba ficou sem o prêmio em dinheiro em que tinha direito pelo título da Liga do Caribe de basebol

A Liga do Caribe é um campeonato que tem o patrocínio da Major League Baseball (MLB) que segue as determinações do Departamento de Controle dos Bens Estrangeiros dos EUA, que diz que nenhum cubano residente em Cuba e nem organismos estatais cubanos podem receber pagamentos em dólares por qualquer tipo de transação. Gourriel, Cepeda e Despaigne, cubanos eleitos para o Jogo das Estrelas, também não receberam os prêmios. 

E, para piorar, as autoridades do basebol estadunidense criaram medidas que facilitam a “deserção” de jogadores cubanos. “Não é mais preciso que peçam permissão oficial ao governo dos Estados Unidos para firmar contrato com as franquias da MLB. E os jogadores que assinarem contrato precisam declarar que não são mais cidadãos cubanos”, informa Símon no "Cuba sem Barreiras". 

A declaração é a seguinte: “Declaro que assumi residência permanente fora de Cuba. Além disso, declaro que não pretendo voltar a Cuba e que não me permitirão voltar. Declaro também que não sou funcionário do Governo de Cuba e que não sou membro do Partido Comunista de Cuba''. 

Ainda segundo o jornalista, que agora tem um blog exclusivo sobre o esporte cubano no UOL, as decisões dos estadunidenses combatem a nova política cubana em relação à saída de jogadores para o exterior. Em relação ao Japão, por exemplo, os atletas cubanos “são liberados para jogar, através de contratos preparados conjuntamente entre as entidades esportivas dos dois países e se comprometem a voltar a Cuba para defender a seleção em competições internacionais”. 

Mais um exemplo que mostra que o bloqueio contra Cuba permanece bem ativo. 

Cuba conquistou o título heroico no último dia 8 de fevereiro.

Retirado de SOLIDÁRIOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário