sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Convocatória XIII Encontro Internacional de Cátedras Martianas

É com muito prazer e alegria, e com motivo do 120 aniversário do início da Guerra Necessária pela independência de Cuba e da queda em combate do Apóstolo da América, que anunciamos a abertura das atividades para o XIII Encontro Internacional de Cátedras Martianas, cujo tema geral é José Martí e os processos emancipatórios de Nossa América: “ignoram os déspotas que o povo, a massa dolorida, é o verdadeiro chefe das revoluções.

Aproveitaremos a ocasião para fazer justas homenagens a dois estimados companheiros, importantes pensadores e lutadores latino-americanos: Prof. Vantuil Barroso Filho, que, com o objetivo de trabalhar pela unidade continental, dedicou-se com afinco a Cátedra José Martí da Universidade Federal de Pernambuco; e o lutador social Francisco Julião, fundador das Ligas Camponesas, que este ano estaria completando 100 anos de vida.

Este evento, que cada vez mais vem se firmando como espaço de diálogo e profuso intercâmbio acadêmico e de importantes debates sobre a vasta obra de José Martí, de outros importantes pensadores latino-americanos e sobre os destinos de nossa América, será oportuno para que a Rede Internacional de Cátedras Martianas acolha o mais recente espaço martiano em terras brasileiras e seu mais novo membro, a Cátedra José Martí-Francisco Julião, situada no Campus Vitória de Santo Antão do Instituto Federal de Pernambuco. Desta forma, neste ano de 2015, um dos nossos principais objetivos enquanto Cátedras Martianas é proporcionar um evento de fortes ressonâncias críticas entre estudantes, professores, técnicos-administrativos e a comunidade em geral, garantindo ampla participação nas discussões.

As atividades serão compartilhadas e ocorrerão entre os dias 28, 29 e 30 de outubro, no Centro de Educação, Campus Recife, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e no Campus Vitória de Santo Antão do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). A programação será composta por conferências e mesas redondas, segundo os seguintes eixos temáticos:

E1 | Educação popular e Educação do campo: Martí e Julião;
E2 | Descolonialidade: a advertência martiana como desafio da liberação;
E3 | O Manifesto de Montecristi: vigência e urgência a 120 anos de sua publicação;
E4 | Poesia, cultura e literatura no quefazer criativo emancipador;
E5 | Educação e desigualdade social;
E6 | Imagens de nossa América*.

Nota: Os eixos ficam como proposta para o desenvolvimento dos trabalhos. No entanto poderá se inscrever qualquer trabalho que se identifique com a obra de José Martí e Francisco Julião ou que promovam a discussão de temas sensíveis às nossas realidades americanas.

Inscrição de trabalho


Cada participante poderá inscrever um trabalho que deverá ser enviado, em arquivo .doc, para o endereço eletrônico: encontromartiano2015@gmail.com


Envio de resumos: de 25/05/2015 a 25/08/15
Envio de cartas de aceite por correio eletrônico: a partir de 25/07/15
Envio de trabalhos completos: até 20/09/15

As propostas deverão conter os seguintes requisitos: identificação do eixo temático, nome do autor, instituição a que pertence, título do trabalho, resumo com no máximo 250 palavras, endereços postal e eletrônico, número de telefone e fax, e um breve resumo do currículo vitae.

Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão Acadêmica. Todas as atividades terão disponibilidade de equipamentos eletrônicos auxiliares. Os trabalhos aceitos deverão ser disponibilizados numa versão impressa pelos participantes durante o Encontro; e numa versão digital até data indicada acima.

Inscrição para ouvintes


Àqueles que desejarem participar do Encontro como ouvinte, devem preencher a ficha de inscrição selecionando a opção “participante”. Salientamos que nesse caso a Universidade Federal de Pernambuco e o Instituto Federal de Pernambuco não disponibilizarão hospedagem e traslado, apenas material de apoio e certificação de participação no Encontro.

Alojamento e alimentação


A Universidade Federal de Pernambuco e o Instituto Federal de Pernambuco proporcionarão hospedagem (de 27 a 31/10), traslado interno e alimentação para 30 expositores com trabalhos selecionados, bem como certificação específica da participação no Encontro.


*Para o presente Encontro decidimos experimentar uma nova modalidade de apresentação de trabalhos. O Eixo 6 (E6) estará dedicado a produções de imagens que tragam como conteúdo o mundo-de-vida de nossa América expressado em suportes gráficos e em audiovisuais que deverão seguir os critérios abaixo descritos.

E6 | Imagens de nossa América:
Considerando a imagem em sua pluralidade, como uma forma de escritura visual que nos permite interpretar os fenómenos sociais, este eixo temático quer discutir os desafios sobre a produção imagética nos países da América Latina. Serão bem-vindos trabalhos que abordem, com uma visão crítica, o cotidiano, a vida dentro e fora dos centros urbanos, de que forma vivem as pessoas, onde vivem e o que fazem. Assumir-se-á a imagem como forma de construção de conhecimento para a formação crítica em nossa América.

Normas para o envio dos trabalhos inscritos no eixo E6:


a) Formato de envio de resumos: Resumo contendo até 1500 caracteres.
b) Formato de envio de fotografias, gravuras, pinturas e desenhos para o E6: Os ensaios fotográficos, de gravuras, pinturas e desenhos devem ter de 5 até 15 imagens e devem ser enviadas com um mínimo de 1M (um megabyte) e um máximo de 2M (dois megabyte), por imagem. As imagens devem ser guardadas enumeradas de 01 até 15, de modo que guarde uma ordem narrativa proposta pelo autor.
c) Formato de envio de vídeos para o E6: Os vídeos devem estar em formato MPG 4, H264, MOV ou AVI. Eles devem ser enviados para o correio eletrônico indicado ou disposto em um link na internet. O tempo de duração dos filmes não pode exceder os 19 minutos.

Comitê Organizador
Esp. Rodriggo Leopoldino Cavalcanti I, Cátedra José Martí – UFPE
Ms. Rafaela Soares Celestino, Cátedra José Martí – UFPE
Ms. Emiliano Ferreira Dantas, Faculdades Integradas Barros Melo – AESO
Esp. Harumi Matsumiya Alves Arruda, Cátedra José Martí - UFPE
Ms. Paulo Henrique Miranda da Silveira, Coordinador de la Cátedra José Martí – Francisco Julião - IFPE
Dra. Kilma da Silva Lima Viana, Instituto Federal de Pernambuco - IFPE
Ms. Erik Viana da Silva, Instituto Federal de Pernambuco – IFPE
Ms. Francisca Maria Silva Miranda, Cátedra José Martí – Francisco Julião – IFPE
Esp. Roberto Leopoldino Cavalcanti II, Cátedra José Martí – Francisco Julião – IFPE
Dr. Mario Alberto Nájera, Coordinador de la Red Internacional de Cátedras Martianas



Universidade Federal de Pernambuco – Centro de Educação
Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária, Recife – PE
CEP: 50670-901
Fone: (5581) 2126.8919 / Fax: (5581) 2126.8029, catedramarti.ufpe@yahoo.com.br



Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de Pernambuco – IFPE
Propriedade Terra Preta, s/n Zona Rural – Vitória de Santo Antão
CEP. 55602-970 – Caixa Postal (031)
Fone:(5581) 3523.1130

Leia também: 

XIII Encontro Internacional de Cátedras Martianas :: 28, 29 e 30 de outubro de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário