sábado, 23 de abril de 2016

AmBev investe na produção cervejeira cubana

No dia 28 de janeiro de 2014, uma subsidiária da AB InBev, a AmBev, adquiriu 50% de participação na Cerveceria Bucanero S.A. (CBSA), uma empresa cubana do ramo da produção e comércio de cerveja. Os outros 50% permanecem propriedade do governo cubano.

A AB InBev, uma empresa de capital aberto, formou-se através de sucessivas fusões de três grupos cervejeiros internacionais: a empresa belga Interbrew, a brasileira AmBev e a estadunidense Anheuser-Busch.
Antes de ser adquirida pela AB InBev, a AmBev era o maior produtor de cerveja da América Latina e ocupava a quinta posição no mercado mundial em seu ramo.
Segundo relatórios conjuntos da AB InBev com a US Securities and Exchange Commission (SEC), a CBSA passa a ser operada como uma empresa mista (joint-venture) cujo diretor-geral é indicado pela Ambev. As principais marcas da CBSA são Bucanero e Cristal. Em 2014, a CBSA vendeu 130 milhões de litros, o que representa 0,3% do volume global da AmBev, que chega a quase 46 bilhões de litros anuais.

A maior parte da produção da CBSA é vendida em Cuba, mas uma pequena parte é exportada e comercializada por alguns distribuidores de outros países, com exceção dos Estados Unidos. CBSA também importa e vende em Cuba cervejas de filiais da AmBev não sediadas nos EUA; em 2014, estas importações ficaram abaixo de meio milhão de litros.
A CBSA é a maior produtora de cerveja de Cuba. Com sede corporativa em Havana, sua produção é feita em Holguín, na região oriental da ilha, conhecida pela qualidade superior de suas águas. A fábrica da CBSA foi construída em 1980 com tecnologia alemã.
A capacidade de produção normal da CBSA supera os 150 milhões de litros por ano – o que representa mais de 450 milhões de copos de cerveja.

CBSA tem conquistado reconhecimento internacional, obtendo vários prêmios, entre os quais o Monde Selection da Europa. Bucanero MAX, uma cerveja «Premium», e Cristal, “a preferida de Cuba”, obtiveram a medalha de ouro por sua excepcional qualidade no evento de 2007. Monde Selection é um festival anual aberto não competitivo de alimentos e bebidas.

Retirado de Cuba Journal